Eu indico - Esses fazem parte da minha biblioteca
Quase todos são os meus livros são autografados por essas maravilhosas escritoras que tive o prazer em conhecer.
Um pequeno esboço do que você vai encontrar na leitura
desse, 2º livro sugerido.
O ouvinte e o desconhecido mundo da surdez. Mútuo
desconhecimento! Do ouvinte - que convive com um mundo que desconhece - e da
surdez - que desconhece o ouvinte e o mundo dele. É difícil para os ouvintes
aprenderem a libras? Como aproximar a distância linguística entre a língua oral
dos ouvintes e a língua de sinais dos surdos? Quais deslocamentos são possíveis
aí? Aprender uma nova língua exige dedicação e envolvimento. As razões que nos
levam a entrar em contato com o universo surdo podem ser de ordem prática,
profissional, intelectual ou sentimental. Fazer o movimento de aprender a
libras é uma bela forma de experimentar outras relações e de construir outras
identidades. Há um provérbio que diz que se vive uma nova vida a cada nova
língua que se fala: se você sabe somente uma língua, você vive somente uma vez.
Então, permita-se viver usando as mãos e abrindo os olhos para esse aprendizado
e para esse mundo visual. Para compreender o cenário pedagógico de ensino de
língua minoritária, é de grande valia saber quem é o professor surdo que se
engaja em práticas sociais voltadas para o ensino da libras. Seriam suas
histórias de formação e de oportunidades as mesmas de um professor de línguas
orais prestigiadas? Quais desafios e barreiras esses professores surdos
precisam enfrentar? Quais suas angústias? O que está em jogo no ensino? Em
suma, o que os alunos ouvintes deveriam saber para entender a atmosfera de
ensino na perspectiva e segundo a subjetividade do professor?
Boa leitura queridas blogueiras!!!
esta demais as dicas parabensss migaaaaaa
ResponderExcluirsucesso bjs