quarta-feira, 26 de março de 2014

Textos Informativos

Curiosidade  


Quarta - feira 26/03/2014

História do Bordado Ponto Cruz 




O ponto cruz vem de épocas muito antigas... 

Começou na Idade Média, espalhou-se na Europa e Estados Unidos, principalmente na Inglaterra, onde foram encontrados os primeiros trabalhos, em meados de 1800. 
Naquele tempo, o ponto cruz era para as mulheres a única escola que lhes permitiu aprender junto a técnica dessa delicada arte: Letras do alfabeto, borboletas, flores, casas, bordas floridas e as famosas amostras (samplers-na língua Inglesa).Nos motivos, apareciam a assinatura de quem realizava o trabalho, a data e as vezes a idade da bordadeira.
Desde a Idade Média até os dias atuais o prestígio do ponto cruz nunca diminuiu. Os motivos ganharam nova inspiração e vitalidade, levando os trabalhos às possibilidades de enriquecer a decoração, dar ares a criatividade e também valorizar a habilidade manual.

A técnica para fazer o ponto cruz é simples e proporciona uma atividade relaxante, que não sobrecarrega a mente. Enquanto trabalhamos com o ponto cruz podemos ouvir música, conversar etc. É possível interromper um trabalho e retorná-lo após meses, com o mesmo prazer de antes. 

Ninguém pode dizer ao certo, quando e quem teve a idéia de sobrepor um fio sobre outro, formando uma cruz e depois unir estas cruzes criando um desenho. Os primeiros trabalhos que mostram pontos semelhantes ao ponto cruz, foram encontrados por pesquisadores na Ásia Central e datam de cerca de 850 a .C.
Mas é no período do Renascimento que o ponto cruz começa realmente a tomar a forma que conhecemos hoje e a se aprimorar.
Saiba mais pesquisando no endereço abaixo.
fonte: http://www.vocefazartesanato.com.br/fios/ 

Mais uma novidade bordado em Libras





Um comentário: